
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Unesp mantém em Araraquara maior
museu e acervo odontológico do País
Exposição apresenta evolução do instrumental dos dentistas
e história da Faculdade local, a segunda mais antiga do Brasil
As três mil peças do "Museu Odontológico Prof. Dr. Welingtom Dinelli" da Universidade Estadual Paulista (Unesp) preservam, em Araraquara, a história da Odontologia, a evolução do instrumental odontológico e a história da Faculdade, a segunda escola de Odontologia mais antiga do Brasil que completou 80 anos em 2003. O acervo é o maior e mais variado do País e tem o maior número de itens em exposição permanente que se conhece.
O Museu ocupa cem metros quadrados de uma sala no andar térreo da FO, anexo à biblioteca. Nele, o público tem a oportunidade de conhecer consultórios antigos, moldelos dentários, material didático, catálogos, aparelhos de alta rotação e sua evolução ao longo do tempo, sugadores de saliva, medicamentos, estufas esterilizadoras e antigos anúncios de material odontológico restaurados.
Desde outubro de 2003, o Museu está aberto todos os dias de semana para visitação. É apresentada uma cronologia da história da Odontologia e o público descobre que o ofício do dentista, foi exercido na Idade Média por barbeiros, por volta do ano 1100. As informações são oferecidas por meio de retratos e fotos de época, alguns assustadores, que mostram como era o atendimento das pessoas.
Na seqüência, a exposição apresenta um consultório itinerante, do século XIX, que era transportado no lombo de burros para atender a população brasileira dispersa em pontos longíquos, principalmente no interior da Bahia e de Minas Gerais. O destaque seguinte é um consultório retrátil utilizado na Segunda Guerra Mundial, que era lançado de pára-quedas para atender aos soldados no campo de batalha. Do mesmo período, há um aparelho alemão de Raios-X da marca Siemens, dos anos 40, que segundo os expositores, deixou de ser fabricado por ser eficiente demais. "Nunca quebrou e, se for preciso, pode ser usado até hoje", conta Carolina Carvalho Bortoletto, monitora do museu.
História
A idéia de um museu odontológico teve início no final da década de 1970 quando o ex-diretor da FO Rafael Lia Rolfsen solicitou aos ex-alunos e fornecedores da universidade que doassem peças que estivessem sem uso. Inicialmente, elas foram estocadas numa pequena sala do sexto andar do prédio da faculdade de Odontologia e o Museu começou a tomar forma no início dos anos 80, quando o professor Welingtom Dinelli, também ex-diretor da FO abraçou a causa.
Os anos de luta pela efetivação do Museu renderam ao professor Dinelli uma homenagem: o conjunto foi batizado com seu nome. "A maior dificuldade foi conseguir um lobcal definitivo para receber o acervo, que até hoje cresce sem parar", explica Dinelli. A disposição em preservar a história da instituição acabou por contagiar outros profissionais da FO, como a professora Ângela Cristina Zuanon, do Departamento de Odontopediatria, a bibliotecária Maria Helena Matsumoto Komasti Leves, o supervisor de seção Róbson Ostan, o auxiliar acadêmico aposentado Cláudio Titã e o pintor Wagner Adalberto Correa dos Santos", finaliza.
Roberto Esberard, vice-diretor da FO assumiu a coordenação do Museu em 2002. "Tenho a ferrugem no sangue, sou colecionador de Lambrettas, Vespas e automóveis antigos. "Em 2002, fui convidado pelo professor Dinelli e dei prosseguimento à iniciativa dele", lembra. "Desde o início, recebi o apoio do professor Ricardo Abi-Rached, diretor da FO-Araraquara e por todos os departamentos da FO, que não mediram esforços no sentido de consolidar as atividades do Museu", lembra.
"Minha preocupação foi criar ambientes propícios para a visitação do público com conforto. Adaptei as instalações disponíveis, reuni e dispus as peças de modo didático-funcional, com o objetivo de tornar a exposição auto-explicativa para os leigos", conta. Para isto, visitei os principais museus odontológicos do País, da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), na capital, de Piracicaba e um no Rio de Janeiro", conta Esberard. "Mantenho contato permanente com estas instituições e sempre consigo por meio de permutas e doações novos itens para o Museu", relata.
Patrocinadores
Esberard conta que o Museu odontológico recebeu, a algum tempo atrás um importante apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp), mas o principal aliado para colocar o museu em atividade permanente foi a Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex) da Unesp. "O Pró-Reitor de Extensão Benedito Barraviera ofereceu auxílio financeiro e patrocinou uma bolsa de estudos, que foi repassada para um dos alunos monitores de visitação.
A Fundunesp é o segundo principal colaborador e a Dabi Atlante, fabricante de material odontológico, também concede uma bolsa de alunos por meio do Projeto "Adote um Aluno" da Unesp. A bolsa patrocinada pela Dabi Atlante é direcionada especialmente para o pagamento deste aluno. As duas bolsas mantém os dois alunos bolsistas que são monitores do Museu, e se dividem nos horários da manhã e da tarde. A empresa prometeu recursos significativos para o início de março para dar prosseguimento às atividades do Museu", conta Esberard.
Agendamentos
O Museu foi incluído pela Secretaria de Turismo de Araraquara como atração turística permanente da cidade. Desde a inauguração, mais de mil pessoas já assinaram suas listas de visitas. Ele já foi incluído no Guia Brasileiro de Museus e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, com entrada franca. As escolas ou grupos interessados em conhecer o local, devem entrar em contato com a diretoria da FO, pelo telefone (16) 3301-6432.
>Rogério Silveira
Da Agência Imprensa Oficial
Leia também
Reportagens de 2004
23/01 - Programa consegue empregar 4 mil deficientes com carteira assinada - Ler
10/02 - Unesp mantém em Araraquara maior museu e acervo odontológico do País - Ler
01/03 - Unesp de Araraquara é referência internacional em pesquisa com fibras ópticas - Ler
11/03 - Bolsa Eletrônica de Compras passa a atender os municípios do Estado - Ler
16/03 - Rede de solidariedade - Elos de cidadania - Ler
20/04 - Cetesb conscientiza e fiscaliza motoristas para controlar poluição - Ler
05/05 - Secretaria do Meio Ambiente instrui, reúne e capacita ONGs paulistas - Ler
11/06 - IPT lança serviço on-line inédito de acompanhamento de pedidos - Ler
17/06 - Crescem uso, distribuição e demanda do gás natural no Estado de São Paulo - Ler
08/07 - Tecnologia é a arma do Instituto de Criminalística - Ler
15/07 - Sistema aponta caminhos para a preservação do Aqüífero Guarani - Ler
20/07 - Estado aposta no cooperativismo para geração de emprego e renda - Ler
02/08 - Em cinco anos, Banco do Povo Paulista já empregou 84 mil pessoas - Ler
09/08 - ParqTec comemora 20 anos com 70 empresas instaladas em São Carlos - Ler
26/08 - Arquivo do Estado publica tabela de temporalidade de documentos públicos - Ler
31/08 - Estado investe R$ 100 milhões anuais na alimentação escolar - Ler
30/09 - Fatec comemora 30º aniversário do Curso de Processamento de Dados - Ler
08/10 - Escola da Freguesia do Ó é considerada modelo na rede pública estadual - Ler
14/10 - Escola forma, capacita e recicla pessoal para serviço penitenciário - Ler
27/10 - Defesa Civil inicia treinamento para Operação Verão 2005 - Ler
08/11 - Estudantes da capital representam País em desafio científico internacional - Ler
16/11 - Caverna Digital da USP comanda estudo da realidade virtual no País - Ler
24/11 - Mister Sheik emprega 114 garotos da Febem com carteiras assinadas - Ler
28/11 - Adolfo Lutz alerta para riscos de contaminação causada por fungos - Ler
05/12 - Seminário discute evolução, estratégias e controle da Aids no Estado - Ler
Reportagens de 2005
01/03 - IPT desenvolve solução ambiental para areias utilizadas por fundição - Ler
15/03 - Tecnologia facilita identificação de criminosos - Ler
18/03 - Inclusão digital vai capacitar 100 mil funcionários até o final de 2006 - Ler
22/03 - Infocrim abrange 41 cidades e mostra as ruas com maior incidência criminal - Ler
28/03 - Sistema Estratégico de Informações (SEI) - Ler
29/03 - Registro de ocorrência pela Internet facilita denúncia e investigação policial - Ler
07/04 - Sistemas da Polícia Militar atendem em média 150 mil chamados por dia - Ler
12/04 - Informática moderniza procedimentos de identificação civil e criminal no Estado - Ler
14/04 - Vunesp já recebeu 10 milhões de inscrições em 264 vestibulares e 635 concursos públicos - Ler
25/05 - Maleta personalizada inova e padroniza perícia criminal no Estado - Ler
07/06 - Gestão Corporativa da CPTM reduz custos e aumenta eficiência do serviço - Ler
15/06 - Novo campus da USP revoluciona região leste da capital - Ler
21/06 - Cetesb inicia Operação Caça-Fumaça 2005 - Ler
29/06 - Unesp desenvolve vidro capaz de receber gravações tridimensionais - Ler
15/07 - O maior grupo de profissionais da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - Ler
22/07 - Atrações rurais de Boa Esperança do Sul encantam crianças de Peruíbe - Ler
25/07 - Grafites embelezam muro da Estação Brás da CPTM - Ler
27/09 - Livro identifica árvores da restinga na Ilha do Cardoso - Ler
04/08 - Câmera termográfica é novidade da USP para detecção de doenças - Ler
18/08 - Unesp orienta alunos para criarem empresas de base tecnológica - Ler
05/09 - Salgadinho criado na USP é saudável, nutritivo e reaproveita pulmão bovino - Ler
08/09 - Semana de Biologia da Unesp envolve acadêmicos e comunidade de São Vicente - Ler
14/06 - Unesp abre nova perspectiva para combater o Mal de Alzheimer - Ler
06/10 - Programa Prolar Autoconstrução da CDHU comemora 10 anos com 55 mil moradias - Ler
18/10 - Projeto Parcelas Permanentes constrói base de dados sobre a biodiversidade paulista - Ler
Correio eletrônico: rogeriosilveira@rogeriosilveira.jor.brSite melhor visualizado com Firefox e resolução de 1024x768 pixels











