
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Infocrim abrange 41 cidades e mostra
as ruas com maior incidência criminal
Estatísticas e mapas apontam locais críticos para a distribuição
do efetivo policial e informam horários e delitos mais notificados
O Sistema de Informações Criminais (Infocrim) da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) entrou em funcionamento em 1999 e tem sido uma das principais fontes de informação para Estado e prefeituras definirem estratégias integradas de atuação policial preventiva e repressiva. O sistema faz a notificação eletrônica dos Boletins de Ocorrência (BOs) e atende 200 delegacias de 41 cidades (capital e região metropolitana, Santos e Campinas).
Além do registro digital, o Infocrim traz estatísticas e dados sobre os BOs. A resposta das consultas é rápida e as informações são apresentadas em tabelas, listas e mapas coloridos. As legendas informam a incidência de diferentes delitos em locais e períodos de tempo delimitados. O sistema suporta pesquisas com inúmeras possibilidades de cruzamento de dados, como tipo de delito mais notificado e o nome de envolvidos em ocorrências policiais (palavras-chave).
Antônio de Arimatéia dos Santos Silva é gerente de projetos da SSP e coordenador do Infocrim. Ele explica que a principal matéria-prima do sistema são os BOs eletrônicos, em especial os da polícia civil. A notificação básica que alimenta o sistema tem quatro pontos-chave: local da ocorrência; tipo de crime, envolvidos, data e horário. E depois de 12 a 24 horas da inclusão no sistema, os dados do registro são confirmados por policiais civis e militares da SSP que atuam como auditores e liberam a informação para consulta em qualquer computador ligado na intranet (rede interna) da SSP.
Resultados práticos
As informações agrupadas pelo Infocrim podem resultar em ações simples e eficientes, como a substituição de lâmpadas em ruas escuras ou a troca da posição de semáforos para coibir atropelamentos e acidentes de trânsito em esquinas. Ou ainda, sugerir soluções mais complexas, como a instalação de câmeras em locais de grande concentração de pessoas.
Uma resposta imediata aos números do Infocrim, é o destacamento do efetivo policial para locais visados na capital, como trechos das avenidas dos Bandeirantes e 23 de Maio. Motivo: coibir assaltos aos motoristas dos carros sempre presos nos engarrafamentos. Exemplo concreto de sucesso do Infocrim: a diminuição dos assaltos em ônibus da zona leste da capital. O sistema identificou os trechos dos itinerários mais visados e os horários e dias da semana com mais ocorrências. E a ação integrada permitiu a captura dos envolvidos e a diminuição gradativa das ocorrências.
O Infocrim, aliado a outros indicadores estatísticos, contribuiu para a promulgação de atos municipais, como a "Lei Seca", implantada em Diadema em outubro de 2003. A norma determinou o fechamento de bares às 23h e teve como resultado a queda acentuada em crimes como homicídio, lesão corporal, violência doméstica e acidentes de trânsito. A estimativa em números indica que a lei municipal evitou que 274 homicídios fossem cometidos.
"Em 2002, eram constantes as queixas de estudantes da PUC sobre furto de veículos nas ruas vizinhas da faculdade. Para freqüentar as aulas, os alunos estacionavam próximo ao campus no bairro de Perdizes, zona oeste da capital e acabavam sem seus carros. Foi feito um cruzamento dos dados dos BOs do Infocrim e os policiais conseguirem identificar e prender as quadrilhas que agiam na região", lembra Arimatéia.
Aumento da base de dados
Arimatéia explica que o sistema foi projetado para aumentar sua base de informações sem trazer lentidão para os usuários. E reúne dados das polícias militar, civil e guardas municipais. "A inclusão de mais BOs no sistema é benéfica. Quanto mais notificações, maior a abrangência e a relevância das pesquisas. E assim, as respostas do Infocrim tendem a ser mais exatas e precisas."
O coordenador conta que a eficiência do sistema está diretamente ligada à qualidade e ao fluxo de informações coletadas. "Em muitos casos de furto de bens de pouco valor, como celular, carteira e rádio de veículos, a vítima não presta queixa. E infelizmente a falta de notificação prejudica o trabalho da SSP, já que muitas vezes a incidência de um delito pode estar ligada a prática de outros, como a receptação e a formação de quadrilhas", comenta.
História e aperfeiçoamento
A criação do Infocrim remonta ao ano de 1996, quando a SSP começou, de modo isolado, a cruzar dados específicos de BOs. As estatísticas eram feitas com lápis, papel e calculadoras. Os números eram tabulados em planilhas e depois repassados para um programa de computador que gerava os mapas (georreferenciamento). "Além de ser mais trabalhoso, o trabalho manual não permitia o cruzamento das informações, fator fundamental para as pesquisas", ressalta Arimatéia.
O salto de qualidade foi dado em 1999. Neste ano, o Infocrim passou a ser um sistema corporativo e recebeu computadores próprios (servidores) para armazenar informações e oferecer consulta em qualquer terminal conectado na Intranet da SSP.
Hoje a SSP trabalha com dois tipos de BO eletrônico: o Registro Digital de Ocorrência (RDO), mais moderno e o Informatização de Delegacia de Polícia (IDP), mais antigo. A meta da pasta da Segurança Pública é substituir por completo o RDP nas delegacias informatizadas paulistas até o final de 2005.
Equipamentos e programas
Os programas utilizados pelo Infocrim são o servidor de mapas Geomídia, que gera as imagens, que podem ser impressas ou utilizadas em treinamentos e videoconferências; o Cold Fusion da Macromedia, responsável pelo servidor de aplicações de Internet; e o banco de dados escolhido foi o Oracle, na versão 9i. O uso desta versão diminuiu em três vezes o tempo gasto na geração dos mapas das ocorrências, já que o próprio software indica as coordenadas cartográficas e dispensa o uso de ferramentas complementares.
A Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp) é um parceiro fundamental do Infocrim. É responsável pelo suporte técnico, hospedagem dos servidores e pela segurança do sistema. Além disso, protege os registros contra invasões e faz cópias de segurança (backup) do Infocrim. Garante também a disponibilidade de acesso ao serviço durante 24 horas, 7 dias da semana, 365 dias por ano, mesmo em situações de falta de energia elétrica.
Expansão e prêmios
Até o final do ano, mais cinco cidades irão integrar a rede Infocrim: Bauru, Sorocaba, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Estes municípios são os maiores do Estado e têm sedes regionais da polícia. Depois do acréscimo, o sistema será capaz de gerar mapas de 80% das ocorrências criminais do território paulista.
Do total de 41 prefeituras que já participam do Infocrim, cinco já fixaram convênio com a SSP e têm acesso direto aos mapas e consultas do Infocrim. Atualmente cerca de 20 estão próximas de assinar o convênio e Arimatéia ressalta que a meta é fazer com que todas as cidades integradas adaptem sua legislação e sistemas de informática para aderir ao Infocrim.
"É fundamental a importância das prefeituras para o Infocrim, como já são as de Guarulhos e São Caetano. Além de favorecer o policiamento municipal, elas é que atualizam as bases cartográficas do Infocrim a cada ano. E possibilitam assim, a geração de mapas de ocorrências precisos, com a inclusão de novos nomes de ruas, cep, bairros e demais logradouros", explica Arimatéia.
A equipe do Infocrim é coordenada por Arimatéia e conta com mais quatro profissionais de tecnologia da informação, especializados em áreas ligadas como desenvolvimento de sistemas, redes, design e uso das telas (interfaces). O Infocrim foi concebido para ser operado sem dificuldades por usuários com ensino médio completo, é auto-explicativo e recebe aperfeiçoamento constante. Ele funciona somente em ambiente Windows e precisa de um navegador de Internet para receber as consultas.
O Infocrim foi uma das iniciativas premiadas no ano passado com o Prêmio Gestão SP 2004. A categoria contemplada foi Modernização da Gestão Pública e o tema era eficiência no uso dos recursos públicos.
Rogério Silveira
Da Agência Imprensa Oficial
Leia também
Reportagens de 2004
23/01 - Programa consegue empregar 4 mil deficientes com carteira assinada - Ler
10/02 - Unesp mantém em Araraquara maior museu e acervo odontológico do País - Ler
01/03 - Unesp de Araraquara é referência internacional em pesquisa com fibras ópticas - Ler
11/03 - Bolsa Eletrônica de Compras passa a atender os municípios do Estado - Ler
16/03 - Rede de solidariedade - Elos de cidadania - Ler
20/04 - Cetesb conscientiza e fiscaliza motoristas para controlar poluição - Ler
05/05 - Secretaria do Meio Ambiente instrui, reúne e capacita ONGs paulistas - Ler
11/06 - IPT lança serviço on-line inédito de acompanhamento de pedidos - Ler
17/06 - Crescem uso, distribuição e demanda do gás natural no Estado de São Paulo - Ler
08/07 - Tecnologia é a arma do Instituto de Criminalística - Ler
15/07 - Sistema aponta caminhos para a preservação do Aqüífero Guarani - Ler
20/07 - Estado aposta no cooperativismo para geração de emprego e renda - Ler
02/08 - Em cinco anos, Banco do Povo Paulista já empregou 84 mil pessoas - Ler
09/08 - ParqTec comemora 20 anos com 70 empresas instaladas em São Carlos - Ler
26/08 - Arquivo do Estado publica tabela de temporalidade de documentos públicos - Ler
31/08 - Estado investe R$ 100 milhões anuais na alimentação escolar - Ler
30/09 - Fatec comemora 30º aniversário do Curso de Processamento de Dados - Ler
08/10 - Escola da Freguesia do Ó é considerada modelo na rede pública estadual - Ler
14/10 - Escola forma, capacita e recicla pessoal para serviço penitenciário - Ler
27/10 - Defesa Civil inicia treinamento para Operação Verão 2005 - Ler
08/11 - Estudantes da capital representam País em desafio científico internacional - Ler
16/11 - Caverna Digital da USP comanda estudo da realidade virtual no País - Ler
24/11 - Mister Sheik emprega 114 garotos da Febem com carteiras assinadas - Ler
28/11 - Adolfo Lutz alerta para riscos de contaminação causada por fungos - Ler
05/12 - Seminário discute evolução, estratégias e controle da Aids no Estado - Ler
Reportagens de 2005
01/03 - IPT desenvolve solução ambiental para areias utilizadas por fundição - Ler
15/03 - Tecnologia facilita identificação de criminosos - Ler
18/03 - Inclusão digital vai capacitar 100 mil funcionários até o final de 2006 - Ler
22/03 - Infocrim abrange 41 cidades e mostra as ruas com maior incidência criminal - Ler
28/03 - Sistema Estratégico de Informações (SEI) - Ler
29/03 - Registro de ocorrência pela Internet facilita denúncia e investigação policial - Ler
07/04 - Sistemas da Polícia Militar atendem em média 150 mil chamados por dia - Ler
12/04 - Informática moderniza procedimentos de identificação civil e criminal no Estado - Ler
14/04 - Vunesp já recebeu 10 milhões de inscrições em 264 vestibulares e 635 concursos públicos - Ler
25/05 - Maleta personalizada inova e padroniza perícia criminal no Estado - Ler
07/06 - Gestão Corporativa da CPTM reduz custos e aumenta eficiência do serviço - Ler
15/06 - Novo campus da USP revoluciona região leste da capital - Ler
21/06 - Cetesb inicia Operação Caça-Fumaça 2005 - Ler
29/06 - Unesp desenvolve vidro capaz de receber gravações tridimensionais - Ler
15/07 - O maior grupo de profissionais da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - Ler
22/07 - Atrações rurais de Boa Esperança do Sul encantam crianças de Peruíbe - Ler
25/07 - Grafites embelezam muro da Estação Brás da CPTM - Ler
27/09 - Livro identifica árvores da restinga na Ilha do Cardoso - Ler
04/08 - Câmera termográfica é novidade da USP para detecção de doenças - Ler
18/08 - Unesp orienta alunos para criarem empresas de base tecnológica - Ler
05/09 - Salgadinho criado na USP é saudável, nutritivo e reaproveita pulmão bovino - Ler
08/09 - Semana de Biologia da Unesp envolve acadêmicos e comunidade de São Vicente - Ler
14/06 - Unesp abre nova perspectiva para combater o Mal de Alzheimer - Ler
06/10 - Programa Prolar Autoconstrução da CDHU comemora 10 anos com 55 mil moradias - Ler
18/10 - Projeto Parcelas Permanentes constrói base de dados sobre a biodiversidade paulista - Ler
Correio eletrônico: rogeriosilveira@rogeriosilveira.jor.brSite melhor visualizado com Firefox e resolução de 1024x768 pixels











